Este blog é decicado aos meus amados alunos, amigos e também ao público curioso em geral.
O objetivo é reunir as mais recentes pesquisas científicas, artigos e textos de fontes seguras, além de promover as novidades a respeito do treinamento individualizado, da saúde e da qualidade de vida.

Entre, pesquise, compartilhe e divulgue!


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Exercício físico faz bem ao sono, mas não antes de dormir


É recomendável ficar pelo menos seis horas em repouso após as atividades.

Praticar exercícios físicos faz bem à saúde. Disso, todos sabem. Porém, a maioria da população não descobriu os efeitos que o esporte tem sobre o sono e o quanto ele ajuda a tratar problemas como a insônia e até a apneia do sono, em decorrência da diminuição da gordura corporal e consequente abertura das vias aéreas durante a noite.

Vários estudos estão sendo feitos sobre o efeito da prática de exercício no sono, e os resultados mostram que os sedentários têm uma relação muito mais atribulada com a cama do que aqueles que praticam esportes regularmente e cuidam da respiração e da parte aeróbia do organismo com mais cuidado.

Exercício físico e pressão arterial


As doenças cardiovasculares são relativamente comuns na população geral e afetam a maioria dos adultos com idade cada vez menor. A hipertensão arterial, a dislipidemia e o tabagismo estão entre os mais expressivos fatores de risco para as doenças cardiovasculares. A hipertensão arterial conduz a um risco bem estabelecido para a doença coronariana. Um excesso de risco coronariano torna-se ainda mais evidente em sub-grupos de hipertensos, mesmo leves, mas com outros fatores de risco ou com lesões já estabelecidas em órgãos-alvo.
Contudo, o exercício físico pode ser benéfico para esses indivíduos. É sabido que, imediatamente depois de um período de exercício físico dinâmico, a pressão arterial do aluno hipertenso diminui para níveis inferiores aos observados antes do início do exercício.