Este blog é decicado aos meus amados alunos, amigos e também ao público curioso em geral.
O objetivo é reunir as mais recentes pesquisas científicas, artigos e textos de fontes seguras, além de promover as novidades a respeito do treinamento individualizado, da saúde e da qualidade de vida.

Entre, pesquise, compartilhe e divulgue!


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PRÉ-TREINOS: A "febre" do momento!

Sem sombra de dúvida, a grande “febre” do mercado de suplementação alimentar nos últimos anos têm sido os pré-treinos. Nos anos 90 quando se desejava uma performance maior no treino, usava-se maltodextrina e nada mais. Hoje, as opções são tantas que o consumidor fica confuso. Observo sempre como um dos assuntos principais entre os praticantes de musculação atualmente é: Qual o pré-treino mais forte do mercado?

DIETAS RESTRITIVAS - Vale a pena???

O desejo por resultados rápidos faz com que muitas pessoas recorram a dietas restritivas para entrar em forma. 
Tentar emagrecer vários quilos em um curto de espaço de tempo, apenas passando fome, é uma das piores coisas que se pode fazer contra a própria saúde. Uma alimentação deficiente em nutrientes, que respeita apenas a quantidade de calorias ingerida, tem tudo para dar errado. O cenário fica ainda mais nebuloso quando a tal dieta milagrosa é associada ao uso de medicamentos anorexígenos, sem orientação médica adequada.
 

sábado, 13 de julho de 2013

Princípios básicos do treinamento 

 

Para toda e quaisquer prescrições de exercícios, seja para quem visa saúde ou esporte de alto rendimento, temos que levadar em consideração estes princípios. São eles:
Princípio da individualidade
É improvável que todos os indivíduos apresentem exatamente as mesmas adaptações a um determinado programa de treinamento, exceto gêmeos idênticos que possuem as mesmas características genética e PODEM apresentar as mesmas adaptações. Assim mesmo com programas de treinamento idênticos, existirão pessoas responsivas e outras não responsivas, tais respostas dependem, sobretudo, da genética. Assim, qualquer programa deve levar em consideração as necessidades e as capacidades dos indivíduos aos quais ele é destinado.