Este blog é decicado aos meus amados alunos, amigos e também ao público curioso em geral.
O objetivo é reunir as mais recentes pesquisas científicas, artigos e textos de fontes seguras, além de promover as novidades a respeito do treinamento individualizado, da saúde e da qualidade de vida.

Entre, pesquise, compartilhe e divulgue!


sábado, 13 de julho de 2013

Princípios básicos do treinamento 

 

Para toda e quaisquer prescrições de exercícios, seja para quem visa saúde ou esporte de alto rendimento, temos que levadar em consideração estes princípios. São eles:
Princípio da individualidade
É improvável que todos os indivíduos apresentem exatamente as mesmas adaptações a um determinado programa de treinamento, exceto gêmeos idênticos que possuem as mesmas características genética e PODEM apresentar as mesmas adaptações. Assim mesmo com programas de treinamento idênticos, existirão pessoas responsivas e outras não responsivas, tais respostas dependem, sobretudo, da genética. Assim, qualquer programa deve levar em consideração as necessidades e as capacidades dos indivíduos aos quais ele é destinado.

Princípio da especificidade
As adaptações do treinamento são totalmente específicas ao tipo, volume e intensidade do treinamento. O programa de treinamento deve forçar os sistemas fisiológicos que são fundamentais para o desempenho ideal num determinado esporte com o objetivo de se obter as adaptações específicas do treinamento.

Princípio do desuso
Ao parar o treinamento, o estado de condicionamento físico irá cair a um nível que supre somente as demandas do uso diário. Duas semanas sem treinamento já são capazes de produzir perdas significativas.
Princípio da sobrecarga progressiva
À medida que os músculos se tornam mais fortes, é necessária uma resistência proporcionalmente maior para estimular ganhos adicionais. Tal princípio vale para tanto para as adaptações ao treinamento de força quanto para o aeróbio.
Princípio do difícil/fácil
Este princípio nada mais é do que uma recuperação ativa no dia seguinte de um treinamento exaustivo, como um dia de treinamento mais fácil, com o objetivo de recuperação, impedindo o overtraining. Alguns livros de fisiologia não citam este princípio pois poderia ser um tipo de periodização, que é o próximo princípio.
Princípio da periodização
Na periodização, o volume e a intensidade do treinamento são variados no decorrer de um macrociclo, que, geralmente, é de um ano de treino. Um macrociclo é composto por dois ou mais mesociclos que são ditados pelas datas de competições importantes. Cada mesociclo é subdividido em períodos de preparação, de composição e transição.

** Fonte: Fisiologia do esporte e do exercício.  Wilmore & Costill

Nenhum comentário:

Postar um comentário