Este blog é decicado aos meus amados alunos, amigos e também ao público curioso em geral.
O objetivo é reunir as mais recentes pesquisas científicas, artigos e textos de fontes seguras, além de promover as novidades a respeito do treinamento individualizado, da saúde e da qualidade de vida.

Entre, pesquise, compartilhe e divulgue!


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MEIAS DE COMPRESSÃO

"E essas meias?"




Entre às coloridas camisetas de equipes, academias, patrocinadores e provas passadas, o que tem chamado a atenção durante as corridas e maratonas são as polainas de compressão. Feitas com tecido tecnológico de poliamida e elastano e cortadas a laser, ficam extremamente coladas ao corpo, comprimindo e aquecendo o músculo na região da panturrilha. Mas será que elas realmente funcionam? De quê maneiras essas meias elásticas podem auxiliar na melhora da performance do atleta?



Para os corredores, todo cuidado com a panturrilha faz enorme diferença. Mesmo sendo o coração o principal responsável por bombear o sangue, essa parte da perna também tem função de pressionar as veias a cada passada, forçando a subida do sangue de volta ao coração, ou seja, operando em conjunto com outras partes do corpo, a panturrilha trabalha como uma bomba secundária de recalque do sangue venoso.

Segundo especialistas, as polainas de compressão atuam, desta forma, massageando os músculos e comprimindo-os, fazendo com que a bomba venosa muscular da panturrilha funcione de forma mais eficiente. Além disso, outro beneficio para quem usa esse acessório é a redução de fadiga após a atividade física, a prevenção de lesões e a aceleração da recuperação da musculatura nos momentos de descansos.

No entanto, as pesquisas sobre o assunto são contraditórias. Algumas realmente garantem ganhos de potência muscular que variam de 5% a 12%, melhora da acuidade dos movimentos em 70% e maior remoção de lactato (substância responsável pela fadiga durante o exercício). Já estudos da Universidade de Indiana, nos EUA, feito com 16 corredores de longa distância, por exemplo, não acharam economia ou eficiência do exercício com o uso do produto. Entre os corredores, o assunto também é polêmico, há quem diga que as polainas auxiliam consideravelmente na recuperação pós-prova e àqueles que afirmam não ter sentido nenhuma mudança significativa com o uso desse acessório.

De qualquer forma, o mercado está aquecido e oferece grande variedade de produtos nesse segmento. Além das famosas polainas, os atletas encontram meias, leggings, bermudas, camisetas, tops e até macacões.
É isso, apesar de ser uma peça nada charmosa, as polainas e meias de compressão já tomaram conta das provas por todo o mundo, ditando a moda das pistas, onde o que realmente importa é performance.


DICAS E IMPRESSÕES DE QUEM TESTOU:

- As meias de compressão não melhoram performance (não diretamente). Essa afirmação é polêmica. O que posso dizer é: não as compre pensando em performance. Se quiser correr mais, treine! 

- As meias melhoram o fluxo sanguíneo (que indiretamente poderia, em tese, aumentar a performance). O coração bombeia o sangue pro corpo e a panturrilha funciona como uma segunda bomba sanguínea que irá garantir o retorno venoso (o segundo coração).


- Durante a atividade física, os vasos profundos são pressionados pelos músculos que se contraem, o que melhora a performance do retorno venoso. Por outro lado, os vasos superficiais (rodeados pela pele) se dilatam e passam a ter um aumento do volume de sangue. Com as meias de compressão, há uma diminuição dessa dilatação das veias periféricas com consequente preservação desses vasos; prevenindo varizes.


- As meias reduzem a vibração e contração musculares durante a prova, fazendo com que os atletas fiquem menos doloridos após as provas e se recuperem mais rápido.


De todas as informações que citamos, a última parece ser o maior motivador para o uso das tais acessórios - melhorar a recuperação muscular entre treinos; ou para provas em que o corredor entrará duas vezes no mesmo dia ou naquelas em que correrá dias seguidos, essa pode ser uma estratégia para diminuir o desgaste muscular.


FONTE: http://www.loverun.com.br/polainas-de-compressao-ganham-as-pistas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário