Este blog é decicado aos meus amados alunos, amigos e também ao público curioso em geral.
O objetivo é reunir as mais recentes pesquisas científicas, artigos e textos de fontes seguras, além de promover as novidades a respeito do treinamento individualizado, da saúde e da qualidade de vida.

Entre, pesquise, compartilhe e divulgue!


quinta-feira, 3 de maio de 2012

EMOÇÕES E EFEITOS FISIOLÓGICOS



Sentimentos como medo, dúvida ou até mágoa podem desencadear sintomas físicos por todo o corpo. É a chamada somatização, uma área que a medicina tem investigado a fundo. 


O que é somatizar?
O conceito foi proposto inicialmente pelo médico austríaco Wilhelm Steckel em 1921, vinculado às teorias psicodinâmicas.
Somatização, atualmente, tem diversas conotações, dependendo em que contexto é usado, como explica José Atilio Bombana, psiquiatra, psicanalistaprofessor do curso de Psicossomática no Instituto Sedes Sapientiae.
"O ser humano é psicossomático por constituição, ou seja, há uma interação profunda entre fatores orgânicos e psíquicos e, portanto, em tese pode-se considerar toda doença psicossomática."
Porém o uso corrente na literatura médica define somatização como a tendência para vivenciar distúrbios e sintomas que não encontram explicação patológica em exames clínicos e laboratoriais.
Esses sintomas são atribuídos a doenças físicas e o somatizador, vamos chamá-lo assim, procura ajuda médica para tratá-las.
É o que Steckel batizou de "fala dos órgãos", sinais físicos com forte componente psíquico.
Na versão para o inglês, o termo alemão foi traduzido como somatization, palavra criada a partir do radical grego soma, corpo.
Somatização, segundo a psicóloga Marilda Novaes Lipp, uma das maiores autoridades brasileiras no assunto e diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress, em São Paulo, é um termo genérico que significa a representação física de uma dor emocional.
Essa dor pode ser gerada por conflito, medo, dúvida, ciúmes, inveja, luto ou até mágoa, mas sempre com repercussões no corpo.

Principais reclamações
Os dez problemas físicos mais relatados pelos somatizadores são: dor no peito, fadiga, tontura, dor de cabeça, inchaço, dor nas costas, falta de ar, insônia, dor abdominal e torpor.
Marilda explica que esse processo se inicia quando negamos à mente o direito de sentir e se expressar.
É quando a angústia "quebra" a resistência corpórea e aparece no órgão alvo. Órgão alvo ou órgão de choque, ela esclarece, é aquela parte de cada um que apresenta alguma vulnerabilidade, genética ou adquirida.


Fonte: http://renatafernandespsi.wordpress.com/2010/08/09/emocoes-como-magoa-e-medo-podem-desencadear-sintomas-fisicos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário